terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dieta Mediterrânica...O que é??

Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a Dieta Mediterrânica, mas...o que é?
Ao contrário do que se pensa, a Dieta Mediterrânica não se trata de uma dieta alimentar específica para controlar o peso, consiste apenas num conjunto de hábitos alimentares saudáveis....
Na década de 40 foi efectuado um estudo, o qual concluiu que nos países Mediterrâneos as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e arteriosclerose existiam em percentagens muito baixas em relação à Europa Central e Estados Unidos da América. Este fenómeno acontece devido à tradição que se tem vindo a praticar nos países banhados pelo mar Mediterrâneo, caracterizando a dieta com a mesma denominação.
Trata-se de um elemento cultural de extrema importância, devendo ser indicada e seguida desde muito cedo, de modo a que desde criança sejam evitados os consumos de produtos alterados para alimentos frescos e naturais, tais como a fruta e os legumes.
Para ser um seguidor deste estilo de vida significa saber escolher o que se come e o que se deve evitar. São de evitar todo o tipo de gorduras saturadas (responsáveis pelos níveis de mau colesterol). Não são proibidos os doces, os açúcares e as carnes vermelhas, mas o consumo deve ser bastante moderado.
A dieta mediterrânica, aliada ao exercício físico regular, ajuda a manter os níveis de colesterol, previne a obesidade e as doenças do coração, derrames cerebrais e cancro.


O QUE SE DEVE CONSUMIR:

  • Azeite, legumes, cereais refinados, frutas, vegetais e peixe em elevada quantidade e diariamente;
  • Lacticínios (queijo e iogurte), ovos e vinho em consumo moderado;
  • Carnes e derivados, doces e açúcares em baixo consumo;
  • Trata-se de uma dieta rica em gorduras saudáveis, ácidos gordos, ómega 3, proteínas do peixe e vitaminas antioxidantes.


O Azeite (extra-virgem)
Trata-se do principal ingrediente da Dieta Mediterrânica. Reduz o mau colesterol LDL devido à quantidade de gordura monoinsaturada que o caracteriza. É rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas. Para mais informações visite o nosso post sobre o azeite em http://marmitapassion.blogspot.pt/2013/11/a-azeitona.html 
A gordura do azeite de oliva é excelente para dar sabor à comida, servindo de tempero das mais variadas formas, contribuindo para aumentar a saciedade e facilitar a digestão estimulando o funcionamento dos intestinos. 
Frutas e Vegetais
O consumo de vitamina A, C, beta caroteno e antioxidantes reduz o risco de contraír doenças como  cancro, por isso as frutas e os vegetais folhosos e coloridos e o tomate devem ser consumidos em grande quantidade.
Peixes Gordos
O consumo de peixes gordos, como a sardinha, o atum, o salmão,a cavala e a truta apresentam importantes benefícios para a saúde, pois são ricos em ácidos ómega-3, vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e iodo. É benéfico para o aparelho circulatório e excelente para a absorção e fixação do cálcio nos ossos.
Vinho com moderação
Os estudos efectuados nos últimos anos, têm vindo a provar que beber vinho de forma moderada e às principais refeições é saudável para o organismo. O vinho tinto é benéfico para a saúde, pois possui flavonóides (substâncias antioxidantes conhecidas por aumentar o colesterol HDL e diminuir o risco de arterosclerose) e resveratrol, que poderá ser o responsável pelos efeitos anti-cancro.
Água em abundância
É essencial na alimentação diária.










Outros Alimentos
A utilização de ervas aromáticas e especiarias (cuja introdução na alimentação foi feita pelos árabes) é recomendada e muito útil na preparação e confecção de muitos pratos. São uma boa forma de adicionararomas e cores e reduzir o consumo de sal e gorduras. Para além disso, a maioria das especiarias e ervas aromáticas são ricas em antioxidantes e importantes na prevenção de doenças coronárias.



A Pirâmide Alimentar
Apresenta na base os alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades na alimentação diária; nas camadas superiores estão presentes os que devem ser consumidos com moderação, reservando-se para ocasiões festivas e excepcionais, contendo ainda indicações de carácter cultural e social, intimamente ligadas ao estilo de vida do Mediterrâneo.Reflecte as porções aconselhadas para a população adulta saudável, devendo ser adoptado às necessidades específicas de mulheres grávidas, crianças e outras condições de saúde.






Sem comentários:

Enviar um comentário